28.02.2019

NOTA DE REPÚDIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte – SINDERN – vem a público, como representante legal dos enfermeiros e enfermeiras, manifestar o seu repúdio a maneira desrespeitosa que o secretário municipal de saúde do município de Natal, George Antunes de Oliveira, tem se portado diante das várias tentativas de reuniões conosco. O gestor seguidamente cancela as reuniões sem justificativas. A reunião proposta pelo SINDERN visa discutir diversos assuntos que estão acarretando em desgastes aos enfermeiros e enfermeiras.

O SINDERN acredita que a efetiva realização da reunião poderia encaminhar e solucionar imediatamente problemas gravíssimos que afetam diretamente o usuário do SUS.  Resolver os conflitos gerados entre a gestão e os servidores enfermeiros da saúde do município de Natal, que sempre tiveram o compromisso de defender a vida que está sob os seus cuidados, assim como os serviços públicos de saúde.

O SINDERN reafirma a importância de manter esse diálogo. É lamentável que na atual conjuntura de golpes e ataques ao Sistema Único de Saúde não exista interesse dos gestores responsáveis que, nem se quer se dignaram a justificar a recusa de receber o Sindicato da categoria.

Diante do tamanho descaso, o SINDERN como representante dos enfermeiros e enfermeiras desta municipalidade lembra que a pauta apresentada não é só por reajuste, mas também por melhores condições de trabalho.

O secretário talvez não conheça a realidade da saúde do Município de Natal, que deveria se dedicar em conceder uma melhor estrutura nas unidades de saúde, para que os trabalhadores possam prestar um bom atendimento à população de Natal; disponibilizar os medicamentos e vacinas para a população; implantar as insalubridades aos trabalhadores que estão há mais de 4 anos em lugares de condições insalubres  e não recebendo o adicional; fazer a reforma das unidades de saúde como exemplo a Unidade Básica de Saúde  Planície das Mangueiras que se encontra com a estrutura precária, deixando a população sem atendimento adequado,  especialmente em um bairro com grande déficit de atendimento à saúde da população; a conclusão da obra da UBS África, em reforma há quase 2 anos, pois é  desumano o tratamento que temos dentro da Unidade Redinha, onde uma unidade inteira está confinada dentro de uma pequena sala; disponibilizar os EPI´s para que os profissionais possam realizar seu trabalho tão importante nesse momento crítico que passa a saúde em todo município.

Por fim, informamos que esse tipo de atitude do Sr. secretário não nos intimidará e nem nos enfraquecerá, pois a enfermagem é forte e representa cerca de 65% da força de trabalho na área da saúde.

Além disso ainda enfrentamos problemas para a entrada de novos servidores enfermeiros que foram convocados, tais como:

1- Geração de matrícula

2- Gratificação da ESF

3- Insalubridade (como é incorporado e o percentual)

4- Capacitações

5- Retroativo da gratificação

6 - Dia de estudo

7- Acompanhamento de estágio

8. Protocolos e fluxos da rede municipal de saúde

9. Reunião para Orientações Gerais sobre a Atenção Básica no município: Saber quem são os profissionais responsáveis pela atenção básica e pelas áreas técnicas dos programas do Ministério.

Diante de todos esses problemas e falta estrutura reforçamos nosso repúdio a ausência de diálogo que a gestão municipal não quer manter.

A Diretoria.