11.01.2017

Nota de Repúdio diante do pronunciamento do Prefeito de Natal acerca das mobilizações grevistas

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN), diante do pronunciamento do prefeito de Natal acerca das mobilizações grevistas, vem a público esclarecer que:

O SINDERN não possui qualquer vinculação político partidária, sendo a liberdade de pensamento uma das premissas básicas de nossa atuação. Agimos, sim, exclusivamente na defesa dos interesses dos profissionais Enfermeiros tanto diante do Poder Público quanto diante da Iniciativa Privada, com especial ênfase quando da constatação de práticas ilegais por parte de seus empregadores, tal como se observa nesta municipalidade.

Os servidores públicos de Natal que hoje reivindicam seus direitos, encontram-se em situação de quase desespero, desestruturados financeiramente, com contas atrasadas, sem poder adquirir os insumos básicos para o seu sustento e de seus familiares, tudo em razão dos atrasos de salário e da perda do poder aquisitivo pela não ocorrência a anos de reajustes.

Em resposta a esta situação de grave desrespeito a direitos básicos, o Prefeito chama os seus subordinados de “baderneiros desqualificados”, por apenas exercerem pacificamente os seus direitos constitucionais de manifestação e de greve, inclusive aduzindo inverdades para desqualificar a natureza pacífica das mobilizações.

Acrescente-se que, ao contrário do alegado, o Prefeito em referência, notabilizado publicamente como ferrenho opositor do serviço e dos servidores públicos, nunca se colocou, durante todo o mandato antecedente verdadeiramente aberto à negociação. Atitude esta que é repetida na legislatura que ora se inicia.

Ressaltamos que marcar reuniões com o secretariado e sindicatos e remarca-las sucessivas vezes e, bem como, ao receber as entidades se restringir a negar toda e qualquer reivindicação sem sequer ponderar acerca das possibilidades ou alternativas não são, particularmente, atitudes condizentes com quem se mostra “aberto ao diálogo”.

Por estas razões que a atividade paredista que se mantêm em curso tem como maior causa a postura intransigente e desrespeitosa para com os servidores públicos municipais, sindicatos e para com a população de Natal.

Informamos que vamos continuar na luta em prol do respeito aos direitos dos Enfermeiros, da valorização profissional destes e por um Sistema de Saúde Público e de Qualidade.

Luciano Gomes Cavalcanti
Presidente do SINDERN