11.03.2019

PRESSÃO DO SINDERN GARANTE AUDIÊNCIA COM SMS DE NATAL

Após nota de repúdio anunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN), o secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes atendeu pedido para a realização de reunião. A audiência aconteceu nesta sexta-feira (08) e foram debatidas as reivindicações dos enfermeiros e enfermeiras com o representante da administração municipal.

O secretário justificou as razões pelas quais desmarcou as reuniões anteriores e argumentou sobre a situação que a saúde enfrenta no município. Na ocasião o presidente do SIINDERN, enfermeiro Luciano Cavalcanti e demais membros da diretoria presentes apontaram as reivindicações da categoria e elencaram problemas que precisam ser solucionados com celeridade.

Os representantes sindicais levaram a discussão temas importantíssimos para a melhoria das condições do exercício da Enfermagem na cidade de Natal, bem como da garantia da valorização dos profissionais, dentre elas: geração de Matrícula; gratificação ESF dos novatos; insalubridade; mudança de nível; devolução do desconto no 13º; capacitações; protocolos e fluxos na rede municipal; acompanhamento de estagiários; migração dos Servidores Antigos e condições dignas de trabalho.

O enfermeiro Luciano destaca que a articulação dos enfermeiros e enfermeiras levada a cabo pelo SINDERN fez com que o secretário George Antunes abrisse espaço na agenda para as negociações. “É importante que tenhamos consciência que sem articulação e insistência a gestão pública não atenderá as demandas da categoria”, afirma o presidente.

Durante a audiência importantes soluções para as pautas já foram apresentadas como no caso das gratificações para os novatos, onde a SMS vai abrir os processos – já tem 80 no protocolo –   que deve ser retroativo e se caso o interessado não receba deve entrar com processos administrativos. As demais gratificações serão abertas processos a partir das solicitações vindas dos serviços. A devolução do desconto no 13° depende de processo administrativo individual.

“As reivindicações e compromissos assumidos serão acompanhados de perto e exigidos, para que a categoria da enfermagem seja respeitada como a importante força motriz que é para a saúde”, finalizou o enfermeiro Luciano.