SINDERN/MASTERCLIN

14.05.2024

Assistência Financeira Complementar é tema de reunião na Sesap

O Sindern, liderado pela diretora Antonia Iara, marcou presença na reunião da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (14) para discutir o pagamento dos retroativos da Assistência Financeira Complementar (ACF), que é de suma importância para os profissionais da enfermagem, um direito essencial e conquista dos trabalhadores da enfermagem.

Entre as pactuações com os representantes da Secretaria de Saúde, estão:

O compromisso da secretária de Saúde, dra. Lyane Ramalho, que terá uma audiência com Fabio Maia e Isabela Pinto do Fundo Nacional de Saúde, aproveitando sua ida a Brasilia para reunião do CONASS ( Conselho Nacional de Secretários de Saúde ), na última semana de maio.

O compromisso, firmado na última reunião da MESA SUS com o secretário da administração, dr Pedro Lopes, que prevê a ida da governadora professora Fátima Bezerra, que lutará junto ao Ministério da Saúde e ao Governo Federal pelas pautas do pagamento dos retroativos da AFC e pagamento desta aos aposentados com paridade.

Ainda em relação ao pagamento do complemento do piso para os aposentados com paridade, o Governo conduzirá uma reunião com a presidência do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), destacando a implementação desse direito fundamental.

A batalha representa não apenas um reconhecimento do árduo trabalho da categoria, mas também um passo significativo em direção à equidade e justiça no setor da saúde.