(84) 2020-4358 • contato@sindern.com.br
Na manhã de hoje, 05/10, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN), representado pelo Presidente Luciano Cavalcanti e a Diretora Suzelee Barros, convocou e se reuniu com o Secretário de Saúde do Estado George Antunes de Oliveira, juntamente com as Enfermeiras Renata Gadelha, Ana Karla, Joyce Alves e Mariane Elivânia, do Hospital Giselda Trigueiro, para tratar de situação caótica da unidade de saúde citada.
Foi apresentado pelo Presidente do SINDERN Luciano Cavalcanti a situação precária e caótica que se encontra a unidade de saúde Giselda Trigueiro, a fim de iniciação dialogal e discussão a favor de melhorias diante das situações apresentadas.
Posteriormente, a Enfermeira Renata Gadelha falou sobre a sobrecarga enfrentada pelos profissionais enfermeiros, bem como a falta de medicamentos, desabastecimento de EPIs (não possuindo sequer o básico), e até escassez de alimentação tanto para os profissionais como para os pacientes. Ressaltou também que os profissionais estão vivenciando uma situação bastante complicada e encontram-se vulneráveis. A falta de manutenção da estrutura física também se faz presente na unidade de saúde.
A Enfermeira Ana Karla relatou sobre a questão da limpeza que encontra-se precária e que a higienização simplesmente não existe e a Enfermeira Joyce Alves informou sobre a questão problemática da falta de segurança.
A Enfermeira Mariane Elivania completou informando que a máquina de exames de Raio X não está funcionando e a realização dos procedimentos encontra-se consequentemente comprometida. Enfatizou também a questão da infraestrutura precária nos ambientes como salas, banheiros e enfermarias.
Após apresentação desses problemas, o Secretário de Saúde George Antunes explanou sobre as dificuldades das questões de gestão, conflito de interesses e sobre a tentativa de resolver alguns dos problemas, principalmente as que são mais simples e mais rápidas de serem solucionadas.
Informou que as resoluções definitivas ainda estão sendo analisadas, porém encontram-se adiantadas, como por exemplo a situação da higienização.
Sobre os medicamentos, o Secretário de Saúde garantiu a melhoria da situação já no decorrer desta e da próxima semana.
No quesito sobrecarga de profissionais, o Secretário já entrou com a sugestão de criação de novos processos seletivos. O excesso de plantões vivido hoje não é a solução e torna-se extremamente cansativo aos profissionais enfermeiros. Informou que esse processo seletivo está encaminhado para acontecer.
Sobre os problemas da Lavanderia e da Alimentação explanou que também estão sendo resolvidos.
O Secretário de Saúde George Antunes de Oliveira finalizou pedindo união para a luta em prol dessas melhorias, a fim de pressionar os responsáveis no aceleramento de resoluções e elogiou a postura dos presentes.
O Presidente do SINDERN Luciano Cavalcanti enfatizou a defesa da classe enfermeira e garantiu que o SINDERN vai continuar prezando pela valorização dos profissionais.
Confira todas as fotos clicando aqui.